Datacenter

O Datacenter da UFRPE, está montado numa sala segura, com diversos sensores de umidade, temperatura, infiltração de água, controle de acesso, etc.

 

Possui 5 racks, sendo um específico para os equipamentos de energia elétrica (nobreak), um livre para expansão, um com os equipamentos de armazenamento (storage e backup), um com os equipamentos de processamento (blade de 16 lâminas) e um de comunicação de rede local, firewall e roteadores de internet.

 

Esta infraestrutura foi montada em agosto de 2018, e tem capacidade de armazenamento e de processamento suficiente para atender as necessidades da instituição para os próximos anos.

 

A redundância de todos os equipamentos instalados dentro do datacenter, além da capacidade do nobreak de alimentação de todos os equipamentos por até 4 horas sem o fornecimento da concessionária, garante o funcionamento do Datacenter em regime de 24x7, sem nenhuma ocorrência de parada desde a sua instalação.

 

Temos uma segunda sala, com uma redundância de todos os equipamentos principais, que também atendem as necessidades da instituição e funciona de modo compartilhado, garantindo o pleno funcionamento, mesmo em caso de paradas, programadas ou não, do datacenter principal.

 

Detalhamento dos recursos tecnológicos e elétricos do Datacenter

Detalhamento dos recursos de rede do campus Recife

Tráfego rede local no Datacenter

Tráfego rede local no campus Recife

Mapa de cobertura da rede WI-FI (Eduroam) campus Recife

Velocidade dos links de Internet da UFRPE

Disponibilidade de Internet do campus Recife

Plano de contigência da UFRPE