Perguntas Frequentes - SIG@

Antes de encaminhar uma dúvida ao suporte (suporte.nti@ufrpe.br), verifique a lista de perguntas e respostas abaixo.

FAQ: 

1. O que é o SIG@?

O SIG@ (Sistema de Informações e Gestão Acadêmica) é o sistema institucional da UFRPE, utilizado para controlar processos acadêmicos e administrativos.

2. Como acessar o SIG@?

Através do endereço www.siga.ufrpe.br. Informe seu login/CPF e senha, depois clique em <entrar>.

Obs: após duas tentativas sem sucesso, o sistema apresenta uma imagem com uma 
 palavra(captcha) que deve ser informada pelo usuário .

3. Quem pode acessar o SIG@?

Toda a comunidade acadêmica - discentes de graduação e pós-graduação ativos e servidores da UFRPE cadastrados no SIAPE - Sistema de Pessoal do Governo Federal.

4. Como cadastrar uma senha para acessar o SIG@?

 

Na página de login, informe o seu CPF e clique em <Solicitar Acesso>. Leia as condições de uso do sistema e, caso concorde, clique em <concordo>. Informe seus dados cadastrais solicitados e clique em <confirmar>. Caso você ainda não possua login, o sistema apresenta uma relação de logins para sua escolha. Informe uma senha (duas vezes), obedecendo a política de construção de senha e, então, clique em <confirmar>. Veja o fluxograma.
Obs: para realizar essa operação, o usuário deve estar com o cadastro ativo no SIG@.

5. Como recuperar a senha de acesso ao SIG@?

A recuperação de senha não é um procedimento possível. A senha é criptografada, logo não tem como ela ser exibida de maneira legível.

Obs: para cadastrar nova senha, siga as instruções da pergunta 6. 

6. Esqueci a senha do SIG@, o que fazer?

Caso seu e-mail pessoal secundário (NÃO é o <login>@ufrpe.br) esteja cadastrado e atualizado no SIG@:

  • Na página de login do SIG@,  clique em <Esqueceu sua senha?>;
  • Informe seus dados cadastrais solicitados e clique em <Solicitar link de acesso>;
  • O sistema envia para o seu e-mail pessoal secundário um link que expira em 24 horas;
  • Acesse a caixa postal do seu e-mail pessoal secundário, selecione a mensagem eletrônica enviada pelo sistema e clique no link de validação;
  • Informe seus dados cadastrais solicitados e clique em <confirmar>;
  • Cadastre uma nova senha (veja a pergunta 4).

Caso não possua e-mail pessoal secundário (NÃO é o <login>@ufrpe.br) cadastrado ou atualizado no SIG@:

  • Solicite o desbloqueio do seu usuário (veja a pergunta 10);
  • Realize o procedimento de cadastrar nova senha (veja a pergunta 4).

Caso não tenha recebido o e-mail com o link para cadastrar nova senha:

  • Solicite o desbloqueio do seu usuário (veja a pergunta 10);
  • Realize o procedimento de cadastrar nova senha (veja a pergunta 4).
Obs: para atualizar seu e-mail pessoal secundário, utilize a 
     transação Serviços > Atualizar Dados Pessoais (E-mail secundário).

7. Qual a política de segurança para criar uma senha de acesso ao SIG@?

No mínimo oito caracteres alfanuméricos com:

  • Pelo menos dois caracteres numéricos;
  • Pelo menos uma letra maiúscula ou um caractere especial (ex: !,@,*).
Por questões de segurança, evite construir a senha com:
  • Ano de Nascimento;
  • Seqüência de três letras consecutivas (ex: abc, HIJ);
  • Seqüência de três números consecutivos (ex: 123, 789);
Dicas de Segurança:
  • Não utilize senhas simples (números seqüenciais, datas óbvias, etc.);
  • Não anote sua senha em papéis, arquivos ou outros tipos de documentos;
  • Nunca forneça senhas a terceiros e nem as digite em celulares;
  • Mude sua senha regularmente.

8. Como alterar a senha de acesso ao SIG@?

Após acessar o SIG@, utilize a transação Serviços > Senha > Senha de Acess ao SIG@.

Obs: por questões de segurança, periodicamente o sistema solicita que o usuário 
altere a senha de acesso ao SIG@.

9. Como o meu usuário fica bloqueado?

 

O usuário fica bloqueado para primeiro acesso quando a senha é criada. O bloqueio é um mecanismo de segurança e visa não permitir que seja criada uma nova senha até que o usuário, devidamente identificado, solicite a operação de desbloqueio.
Obs: o usuário nunca é bloqueado quando informa a senha errada na tela de login, 
independentemente da quantidade de tentativas.

10. Como desbloquear o meu usuário?

Caso você seja discente, solicite o desbloqueio para o coordenador(a) ou secretário(a)  do seu curso (Ver fluxograma). Caso você seja docente, solicite o desbloqueio para o diretor(a) ou secretário(a) do seu departamento ou unidade acadêmica (Ver fluxograma). Caso você seja técnico administrativo, solicite o desbloqueio para seu chefe ou secretário(a) do órgão ao qual você está lotado (Ver fluxograma).

Obs 1: por questões de segurança, o usuário responsável por desbloquear deve ter certeza 
absoluta da identidade do solicitante. Para desbloquear um usuário, utilize a transação Serviços > Desbloquear Usuário.
Obs 2: Esta operação não é realizada no NTI.

 

11. Como um usuário é cadastrado no SIG@?

Discentes: primeiramente, é construído um arquivo texto contendo as informações necessárias para a criação dos vínculos. Este arquivo então é carregado (uploaded) e processado no SIG@. Automaticamente, para cada discente (contido no arquivo e identificado pelo CPF), é criado um usuário e fornecido um perfil funcional de discente (graduação ou pós-graduação) vinculado a um órgão (coordenação do curso).

Servidores (docentes e técnicos administrativos): mensalmente são extraídos do SIAPE (Sistema de Pessoal do Governo Federal) arquivos com a situação cadastral atualizada dos servidores da UFRPE. Estes arquivos são carregados e processados no SIG@. Automaticamente, para os servidores (identificados pelo CPF) recém admitidos, é criado um usuário e fornecido um perfil funcional de docente ou técnico administrativo vinculado ao órgão de lotação.
Obs: os usuários do SIG@, principalmente servidores, não são cadastrados manualmente. 
A carga de arquivos de servidores é controlada pela SUGEP (Superintendência de Gestão de Pessoas). 
A carga de arquivos de discentes é controlada pelo DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico).

12. O que é perfil funcional?

 

O perfil funcional é o papel desempenhado por um usuário no SIG@. Os perfis funcionais padrão são: discente (graduação e pós-graduação), docente, e técnico administrativo. Outros perfis funcionais são as funções desempenhadas pelos usuários em um período de tempo, tais como, reitor(a), pró-reitor(a), diretor(a) de departamento, coordenador(a) de curso, etc. O perfil funcional define quais transações (funcionalidades) do SIG@ o usuário pode acessar. Cada perfil funcional de um usuário é associado a um órgão, que serve para definir a visibilidade das informações, como por exemplo, um coordenador de curso consegue enxergar apenas os discentes daquele curso.

Obs: um usuário pode ter mais de um perfil funcional. Para trocar de perfil, clique no botão <Trocar Perfil>, 
localizado no canto direito, abaixo da barra de menu do SIG@.

13. Como acessar o SIG@Processo?

Acesse diretamente o SIG@Processo através do endereço: https://www.siga.ufrpe.br/sigaProcesso/

ou

Na página de login do SIG@, selecione o Serviço SIG@Processo e informe os dados para acessar o sistema.

 

 

14. Tento acessar o SIG@ e aparece a mensagem 'nenhum perfil funcional encontrado'?

Você não possui perfil funcional ativo. Caso seja discente, procure a coordenação do seu curso. Caso seja servidor, consulte a SUGEP quanto a sua situação funcional.

15. Como me comunicar com a coordenação de um curso ou com a diretoria de um departamento acadêmico?

Uma das maneiras de se comunicar com a coordenação de um curso ou com a diretoria de um departamento é através do e-mail institucional.

Para visualizar a lista de e-mails institucionais clique aqui

16. Não consigo realizar a operação de primeiro acesso, pois meus dados cadastrais estão incorretos. O que fazer?

Caso você seja discente, procure o DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico) com um documento de identificação com foto para atualização dos seus dados cadastrais. Os dados cadastrais devem estar corretos, pois serão exibidos em declarações, comprovantes e no registro do diploma.

Caso você seja servidor, procure a SUGEP (Superintendência de Gestão de Pessoas) para atualização dos seus dados cadastrais no SIAPE (Sistema de Pessoal do Governo Federal). Mensalmente são carregados e processados no SIG@UFRPE arquivos contendo os dados cadastrais dos servidores a partir do SIAPE.

17. Sou docente e não consigo visualizar as turmas que ministro aulas. O que fazer?

Procure o apoio didático do departamento/unidade acadêmica que você está lotado(a) e solicite o seu vinculamento à(s) turma(s).

Para realizar essa operação, o apoio didático deve utilizar a transação Oferta > Oferta de Componentes > Atualizar

Caso haja mais de um docente ministrante da turma, apenas um fica como responsável pela inserção de notas e faltas. 

 

18. Como obter a relação de discentes de um curso e/ou de servidores lotados em um departamento/unidade acadêmica?

A relação de discentes está disponível para o coordenação/secretaria do curso através da transação Consultas > Relação de Discentes.

A relação de docentes e técnicos administrativos está disponível para o direção/secretaria do departamento/unidade acadêmica através das transações Consultas > Relação de Docentes e Consultas > Relação de Técnicos, respectivamente.

19. Como consultar a tramitação de qualquer processo administrativo da UFRPE?

Na página de login do SIG@, clique em <Processo Público>, localizado na parte superior direita do cabeçalho. Informe a palavra (captcha) que você lê na imagem exibida pelo sistema e clique em <continuar>. Informe pelo menos umas das informações (filtros) solicitadas e clique em <pesquisar>.

20. Não consigo receber um processo administrativo que foi enviado para o órgão ao qual estou vinculado. O que fazer?

O problema é que o seu usuário é o interessado ou solicitante do processo.

Não é permitido que o interessado ou solicitante de um processo administrativo possa manipular (receber, enviar, etc.) este processo no SIG@.

Um outro usuário com perfil de Chefia ou Secretariado vinculado ao mesmo órgão deve receber e manipular o processo administrativo.

Caso não haja outro usuário no órgão, o gestor do SIG@Processo (Chefia do Setor de Protocolo) deve ser acionado para tomar posse do processo administrativo e dar os devidos encaminhamentos.

21 - Como notificar um problema não citado acima? Como proceder?

Deve-se enviar um email para o suporte.nti@ufrpe.br contendo as seguintes informações no email.

Assunto: "SIGA - <<assunto>>"

Conteúdo:
    
    CPF: <<CPF da pessoa que está com o referido problema.>>

    Perfil: <<Perfil utilizado pela pessoa no siga no momento do problema.>>

    Descrição: <<Descrição detalhada do problema contendo, se possível, o print screen da tela (Imagem da tela) .>>

    Caminho da tela: <<Menu, submenu e tela.>>

    Ramal para contato: <<Ramal para possível contato.>>

 

**Observação: Os chamados que não possuírem respostas após 5 dias úteis serão concluídos por falta de resposta.**

 

Exemplo de um chamado:

Assunto: SIGA - Erro ao fazer upload de alunos
Conteudo:
    CPF: 12345678912
    Perfil: CHEFE DE DRCA
    Descrição: Ao tentar fazer o upload de discentes em Serviços>Operações de Discentes>upload arq. importação com o cpf 12345678912 ocorre um erro.
    O erro acontece quando ao acessar a tela, consequentemente, são listados cursos. Então clica-se em avançar sem escolher nenhum curso listado. Após isso, faz-se o upload do arquivo em anexo e é mostrado a mensagem conforme imagem também anexado ao chamado.
    Caminho da tela: Serviços>Operações de Discentes>upload arq. importação

    Ramal: 6060

 

22 - Desejo um perfil no SIG@. Como proceder?

A solicitação deve proceder de um email institucional do departamento/coordenação ou de qualquer email institucional anexando a portaria de designação/nomeação para o referido cargo/função. Os perfis, exceto os de Tecn. Administrativo, Discentes e Docentes, duram 3(três) anos após a solicitação tendo que ser solicitado a renovação quando expirados.
Atentar-se, quando necessário, especificar a antiga pessoa ocupante do cargo/função a ser removida do perfil.

Para isso deve-se enviar um email para suporte.nti@ufrpe.br contendo as seguintes informações.

Assunto: "SIGA - <<assunto>>"

Conteúdo:
   

    <<Descrição da solicitação>>
    CPF: <<CPF da pessoa que será atribuída o perfil>>    
    Perfil: <<Nome do perfil a ser atribuído. Caso não tenha conhecimento do nome, detalhar o máximo de informação acerca do perfil.>>

    Órgão: <<Orgão o qual o perfil atuará>>

    Pessoa a ser removida: <<CPF da pessoa a ter perfil removido, quando necessário.>>

    Ramal para contato: <<Ramal para possível contato.>>

 

**Observação: Os chamados que não possuírem respostas após 5 dias úteis serão concluídos por falta de resposta.**

 

Exemplo de um chamado:

Assunto: SIGA - Atribuir perfil de CHEFE DE DRCA
Conteudo:

    Atribuir o perfil de CHEFE  DE DRCA para a servidora Maria José de Sena.
    CPF: 12345678912
    Perfil: CHEFE DE DRCA
    Órgão: Departamento de Registro e Controle Acadêmico
    Pessoa a ser removida: --
    Ramal: 6060