Google for education

 

 

 Google Workspace

 

A plataforma google workspace integra os programas Docs, Agenda, Chat e Meet com o Gmail e muitos outros além dos recursos do serviço de nuvem da empresa. Com foco no trabalho remoto de equipes, o Google Workspace traz ferramentas colaborativas que permitem que usuario de uma mesma sala possam trabalhar em uma planilha, apresentação ou texto compartilhando suas ideias pela sala de bate-papo ou utilizando a conferência de vídeo ao mesmo tempo.

 

Além dos benefícios da migração da conta de e-mail para o Google, que é referência internacional, a comunidade UFRPE também contará com outros serviços do pacote Google Workspace, antigo G Suite. Por meio do pacote Education Fundamental, a comunidade terá acesso a ferramentas de comunicação, armazenamento de dados, apoio acadêmico, agenda, entre outras.

 

 Migração

 

O que deve ser feito para solicitar:

Encaminhando um e-mail para suporte.nti@ufrpe.br, para abrir um chamado técnico (RT), informando apenas os seguintes dados:  email alternativo (não pode ser @ufrpe.br, Exemplo: nome@hotmail.com), o telefone celular e o cargo/lotação/unidade (Exemplo: Técnico Administrativo / Nome do Setor, Departamento / Sede,UAST,UACSA,UABJ,UAG,UFAPE,CODAI,UAEADTEC, etc). 

ATENÇÃO:

            1. A requisição de migração deve ser originada da própria conta -@ufrpe.br- a ser criada/migrada para o Gmail.

            2. Os dados de acesso ao e-mail após a migração serão enviados para o e-mial alternativo informado.

 

Docentes e técnicos da UFRPE, solicitem a migração dos e-mails institucionais – individuais e setoriais – para o Gmail e garanta acesso às ferramentas do Google Workspace, atualização do G Suite.

 

Quem já aderiu ao Google Workspace, atualização do G Suite, migrando no primeiro momento, não precisa solicitar novamente. 

 

O usuário receberá resposta automática de criação do chamado técnico via e-mail. Em seguida, a equipe da STD responderá o chamado com as orientações de acesso à nova conta Gmail.

 

OBSERVAÇÃO: A migração de contas de e-mail dos discentes somente será feita quando for disponibilizada uma ferramenta que faça esta migração de maneira automática, ainda que por demanda.

 

ATENÇÃO: Se você é técnico-administrativo ou docente lotado na UAG (UFRPE) ou possui uma conta de setor da UAG (UFRPE) (Ex.: coordenacao.uag@ufrpe.br) verifique as instruções para solicitar a sua migração para o Gsuite no Novo mail institucional ufape em parceria com google education.

 

IMPORTANTE: NÃO altere a senha da conta do Zimbra, pois o processo de migração das mensagens não vai funcionar se ela (senha do Zimbra) for alterada após a conta (Zimbra) já ter sido migrada para o Gmail.

 

Acesse a matéria completa, com links dos tutoriais aqui: Migração de contas de e-mail para Google.

 

 

 Prazos para agilizar a migração

 

01 a 15/03 os docentes devem solicitar e suas contas serão migradas.
16 a 30/03 os técnico(a)s-administrativo(a)s e os responsáveis por contas institucionais devem solicitar e suas contas serão migradas.

 

 Mais Informações

 

Para solicitar Migração.

 

Como Usar:

Google Gmail

Serviço gratuito de webmail

Google Meet

Serviço de comunicação por vídeo

Google Drive

Serviço gratuito de armazenagem em nuvem

Google Classroom

Serviço de conteúdo para salas de aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode redigir relatórios, criar propostas de projetos conjuntos e muito mais.

Você pode gerenciar listas de tarefas, analisar dados com gráficos e filtros e muito mais.

Você pode criar apresentações de projetos e muito mais.

Você pode criar testes, analisar respostas e muito mais.