Perguntas Frequentes - E-mail

Antes de encaminhar uma dúvida ao suporte (suporte.nti@ufrpe.br), verifique a lista de perguntas e respostas abaixo.

FAQ: 

1. O que é o novo serviço de E-mail institucional?

O novo serviço de E-mail institucional é a solução de correio eletrônico Zimbra (versão gratuita) adotada pela UFRPE.

2. Como acessar o novo serviço de E-mail institucional?

Através do endereço email.ufrpe.br. Informe seu nome de usuário (ex: machado.assis ou diretoria.orgao) e senha, depois clique em <login> (Ver fluxograma).

3. Quem pode acessar o novo serviço de E-mail institucional?

  • Toda a comunidade universitária - discentes de graduação e pós-graduação  e servidores (técnicos administrativos e docentes) da UFRPE ativos no sistema SIG@;
  • Órgãos institucionais - responsáveis pelos órgãos institucionais (diretorias, coordenações, comissões, pró-reitorias, etc.).

4. Como obter as credenciais (login e senha) para acessar o novo serviço de E-mail institucional?

  • No caso de discentes (graduação e pós-graduação) e servidores (técnicos administrativos e docentes)
    • Login - mesmo do SIG@ (<primeiro_nome>.<parte_restante_nome>). Atenção: não é o CPF, ex: machado.assis@ufrpe.br.
    • Senha - mesma senha de serviços integrados criada no SIG@ - instruções. Atenção: a senha de serviços integrados deve ser recriada para o primeiro acesso ao novo serviço de e-mail institucional.
  • Atenção: para os usuários que possuem mais de um perfil no SIG@ (como coordenadores, chefes de departamento, etc.) será necessário, antes de seguir as instruções do link acima, trocar para o perfil básico. Utilizar o botão do SIG@ "Trocar Perfil". (Ver fluxograma)
  • No caso de órgãos institucionais (diretorias, coordenações, comissões, pró-reitorias, etc.)
    • Login e Senha - através de abertura de chamado - instruções.

5. Esqueci a senha do novo serviço de E-mail institucional, o que fazer?

  • No caso de discentes (graduação e pós-graduação) e servidores (técnicos administrativos e docentes) - criar nova senha de serviços integrados no SIG@ - instruções.
  • No caso de órgãos institucionais (diretorias, coordenações, comissões, pró-reitorias, etc.) - através de abertura de chamado - instruções.

6. Como alterar a senha de acesso ao novo serviço de E-mail institucional?

  • No caso de discentes (graduação e pós-graduação) e servidores (técnicos administrativos e docentes) - criar nova senha de serviços integrados no SIG@ - instruções.
  • No caso de órgãos institucionais (diretorias, coordenações, comissões, pró-reitorias, etc.) - acesse o novo serviço de e-mail institucional, clique em Preferências > Geral > Alterar senha.

7. Posso utilizar um cliente de E-mail para acessar minha conta do novo serviço de E-mail institucional?

Sim. Você pode utilizar clientes de E-mail (ex: Mozilla Thunderbird), instalados em Desktops, Notebooks, Tablets, Smartphones, etc., para acessar a conta do novo serviço de E-mail institucional.

Principais parâmetros para configuração do cliente de E-mail:

  • Servidor SMTP: vmzmta.ufrpe.br (Porta: 465);
  • Servidor POP3: vmzmta.ufrpe.br (Porta: 995);
  • Servidor IMAP: vmzmta.ufrpe.br (Porta: 993); 
  • Habilitar autenticação SSL;
  • Usuário: <login_usuario>@ufrpe.br (ex: machado.assis@ufrpe.br).

Obs: o NTI não fornece instruções nem suporte para configuração completa de qualquer cliente de E-mail. A responsabilidade da configuração do cliente de E-mail é do próprio usuário.

8. Posso redirecionar as mensagens da conta do serviço antigo de E-mail institucional para a conta do novo serviço de E-mail institucional?

Não. Por motivo de segurança da informação, não haverá qualquer integração entre o antigo e o novo serviço de E-mail institucional.

Entretanto, a caixa postal do antigo serviço de e-mail pode ser acessada através de clientes de e-mail (ex: Thunderbird e Outlook) - instruções.

9. Posso redirecionar as mensagens da conta do novo serviço de E-mail institucional para conta de E-mail comercial?

Não. O novo serviço de E-mail institucional está em conformidade com o decreto presidencial 8.135, de 4 de Novembro de 2013, regulamentado em 2 de Maio de 2014.

10. Posso alterar o meu nome do usuário (login) do novo serviço de E-mail institucional?

Não é possível a alteração do login.

 

  • No caso de discentes (graduação e pós-graduação) e servidores (técnicos administrativos e docentes)
    • O login é definido no sistema SIG@, levando em consideração o conjunto de pessoas cadastradas;
    • O login está de acordo com as regras de formação de nomes para a composição de e-mail no governo federal - link.
  • No caso de órgãos institucionais (diretorias, coordenações, comissões, pró-reitorias, etc.)
    • O login está de acordo com as regras adotadas na UFRPE.

 

11. Qual a capacidade da caixa postal no novo serviço de E-mail institucional?

  • Para discentes de graduação: 1GB;
  • Para discentes de pós-graduação e técnicos administrativos: 3GB;
  • Para docentes: 7GB;
  • Para órgãos institucionais: 10GB.

12. O novo serviço de E-mail institucional possui subdomínios?

Não. Todas as contas do novo serviço de E-mail institucional são no formato <login>@ufrpe.br (ex: machado.assis@ufrpe.brorgao@ufrpe.br).

13. Onde encontro materiais informativos (manuais, tutoriais, wiki, fórum, blog, etc.) sobre o novo serviço de E-mail institucional?

Informações sobre a solução de correio eletrônico Zimbra, na qual o novo serviço de E-mail institucional é baseado, podem ser obtidas em: 

Obs: Por enquanto, não serão disponibilizados manuais ou tutorias customizados do novo serviço de E-mail institucional.

14. Como configurar o novo serviço de e-mail (Zimbra) para baixar as mensagens do antigo e-mail?

Veja as instruções para a configuração do Zimbra (novo e-mail) possibilitando o acesso a caixa de mensagens antiga.